1 de out. de 2009

missões religiosas da africa




A Religião na África é multifacetada. A maioria dos africanos são adeptos do cristianismo e islamismo. Muitos também praticam as religiões tradicionais africanas. Estas religiões são freqüentemente adaptadas aos contextos culturais indígenas e sistemas de crença ou fazem sincretismo paralelamente cristianismo e islamismo.

O cristianismo começou no século I como uma seita do judaísmo, partilhando por isso textos sagrados com esta religião, em concreto o Tanakh, que os cristãos denominam de Antigo Testamento. À semelhança do judaísmo e do islão, o cristianismo é considerado como uma religião abraâmica.
Já existia na África por mais de dois milênios, especialmente no
Magreb. As Igrejas ortodoxas não-calcedonianas, hoje proeminente no Egito, Etiópia e Eritréia, foi, segundo as Escrituras cristãs, estabelecida pelo Apóstolo São Marcos aproximadamente no 42 d.C. Durante o período colonial, o catolicismo, o evangelismo e o pentecostalismo também chegou a África negra. Nos tempos modernos, foi firmemente estabelecido o cristianismo na África, especialmente na África central, sul e leste e em torno do golfo da Guiné-bissau.


A história do hinduísmo na África é relativamente recente, em comparação com a história do Islão, o Cristianismo ou Judaísmo. No entanto, a presença de seus praticantes na África remonta aos tempos pré-coloniais, até a época medieval.

Islã tem adeptos em toda a África. É a religião dominante na África do Norte, e também proeminente na África Ocidental (sobretudo na Costa do Marfim, Gana norte, sudoeste e norte da Nigéria), no Nordeste de África e ao longo da costa da África Ocidental.


Existem várias comunidades Africanas adeptas do judaísmo dispersos por toles odo o continente Africano, incluindo o Beta Israel da Etiópia, o Abayudaya de Uganda, a Casa de Israel no Gana e os Lemba da África Austral.A africa e de naçao egipicia de portugal e da espanha podendo ser mong.

Nenhum comentário:

Postar um comentário